Otto, uma startup de mobilidade autônoma, anunciou que vem testando caminhões autônomos em autoestradas americanas.

Além disso, visa a reabilitação de grandes caminhões com seus sensores de condução autônoma únicos, hardware e software, a fim de revolucionar a indústria de caminhões.

Fundada pelos ex-funcionários da Google, Anthony Levandowski, Lior Ron, Don Burnette, e Claire Delaunay, a startup autofinanciada vem operando três Volvo VNL 780 adaptados na Califórnia.

A equipe de 40 funcionários da Otto inclui muitos ex-Google, como era de se esperar, e outros funcionários que já trabalharam na Tesla, HERE, Apple, Cruise, e várias empresas de automóveis.

Eles não disseram quantos km a tecnologia já rodou nem especificou o quanto custam seus sistemas. No entanto, Otto estimou que o preço de seu sistema de acionamento autônomo seria uma “pequena fração” dos R$200.000 pra mais que custa um caminhão novo.

Otto, fundada por ex-funcionários da Google, está fazendo caminhões autônomos

Entretanto, a Otto não é a única empresa a testar caminhões autônomos. A Mercedes rodou com um trio de caminhões em toda a Europa em abril.

Os sistemas autônomos não são apenas mais seguros do que os motoristas humanos, eles podem dirigir por longos períodos de tempo sem ficar cansado.

Isso, como você pode imaginar, os torna ainda mais seguro em uma viagem de longa distância – para não mencionar reduzir o número de horas na estrada, já que computadores não precisam dormir.

Vai ser interessante ver como e quando a autonomia entrará no mercado de caminhões. O transporte rodoviário representa um número considerável de empregos no Brasil. Removendo totalmente as pessoas de trás do volante pode fazer um grande impacto sobre o mercado de trabalho.

Por causa do número de trabalhos em jogo com a implementação da tecnologia, é provável que receba mais criticas negativas do que os veículos suburbanos autônomos.

No entanto, é provável que a tecnologia será implementada mais cedo do que mais tarde. Mas, como um compromisso de preservar os empregos, os seres humanos serão necessários ao volante, mesmo se o caminhão estiver dirigindo.

Curiosamente, isto foi previsto n’Os Simpsons, no episódio em 1999 “Maximum Homerdrive.”

“Relaxa, pessoal, o sistema Navitron Auto-Drive está dirigindo o caminhão para mim”

Gostou do caminhão autônomo? Acha que vai melhorar o sistema de trasporte rodoviário brasileiro? Compartilhe sua opinião no espaço dos comentários.

Gostaria de ficar por dentro de mais noticias interessantes? Então siga o Blog do Canal da Peça no Twitter e não deixe de passar no Canal da Peça para saber o que há de melhor no mundo automotivo.

Fonte: Mashable

Sobre o autor

blank

O Canal da Peça é um portal de compra e venda de peças. Ajudamos as pessoas que buscam consumir ou vender peças de carros, motos, caminhões, ônibus, tratores e industriais. Nossa missão é dar informações para o comprador saber onde, quando e como comprar uma peça de forma segura e rápida.

Deixe uma resposta

Loading...